Curiosidades

Postado em 28 de Julho de 2015 às 11h50

Restauração devolve forma e função ao dente

Arte e Face Novo Conteúdo 07 O cuidado com os dentes passa pelo controle no consumo de alimentos com altos índices de açúcar, higiene adequada e visita regular ao dentista. No entanto, quando menos se espera surge a...

O cuidado com os dentes passa pelo controle no consumo de alimentos com altos índices de açúcar, higiene adequada e visita regular ao dentista. No entanto, quando menos se espera surge a tão temida cárie. A especialista em implantes e próteses dentárias, Iara Giovana Gallon, da Clínica Arte & Face de Chapecó, observa que esse é um problema comum e atinge cerca de 90% da população. De acordo com a profissional, o que não pode ser normal é o paciente deixar de procurar tratamento.

Um dos procedimentos que devolve a função e a forma ao dente é a restauração. Se a intervenção for no início do problema é possível recuperar a saúde da boca com facilidade. Porém, mesmo se a cárie estiver em fase adiantada, a evolução nos tratamentos permite a reabilitação. Ao restaurar a estrutura deteriorada ocorre a eliminação do foco infeccioso.

Existem várias opções de material utilizado para restauração. A escolha dependerá do procedimento com a avaliação do dentista e também das decisões do paciente até mesmo sobre o custo. Há a restauração em resina composta (na cor do dente), coroas ou laminados cerâmicos e amálgama (restaurações escuras).

A escolha do material será determinada pela extensão do tratamento, uma possível alergia a certos materiais, o local da boca que precisa ser restaurado e ainda o valor do tratamento. Essa decisão deve ser tomada em conjunto entre dentista e cliente, avalia Iara.

Restaurações de amálgama são resistentes e de baixo custo. No entanto, possuem uma cor escura e não são estéticas. Geralmente são utilizadas nos dentes posteriores.

As resinas compostas se assemelham à cor natural do dente. Não são indicadas para grandes restaurações. Também podem manchar com pigmentos e têm vida útil reduzida.

Os laminados (facetas) e as coroas cerâmicas são confeccionados por um laboratório de prótese e cimentadas no dente. São resistentes a manchas e têm maior durabilidade. Podem ser confeccionadas em qualquer cor.

“Quando a cárie danificar grande parte da estrutura do dente, poderá ser necessário tratar o canal ou substituir a raiz danificada por um implante dentário”, salienta a especialista.

As preocupações dos profissionais na evolução dos tratamentos são a longevidade do tratamento, a rapidez de execução, a qualidade dos materiais e o resultado final.

Veja também

Contaminação das Escovas Dentais27/07/15 As escovas dentais apresentam-se contaminadas por microrganismos?  As escovas dentais, após serem utilizadas para a higiene bucal uma única vez, por 1 a 4 minutos, e armazenadas em condições usuais, podem se tornar contaminadas por diferentes tipos de bactérias, inclusive estreptococos do grupo mutans (microrganismos causadores da doença cárie), vírus,......
Deficiência óssea da face pode provocar apneia do sono27/07/15 Uma noite mal dormida pode interferir seriamente nos rendimentos do dia seguinte. São muitos os motivos que podem fazer uma pessoa perder o sono, como o estresse, cansaço, preocupações e problemas de saúde. A Apneia......
Envelhecer sorrindo: saúde da boca deve ser prioridade27/07/15 Desfrutar de uma velhice saudável dependerá dos critérios de qualidade de vida que cada pessoa leva desde a infância e juventude. Ter saúde para viajar, curtir os netos, dançar, sorrir e cativar novas amizades.......

Voltar para Curiosidades