Dr. Silvio Mauro Gallon concluiu sua graduação em dezembro de 1995, na UNIVALI, em Itajai - SC. Já durante a faculdade realizou uma pesquisa científica na área dos implantes dentários, juntamente com o colega Égles S. Coelho de Sombrio- SC, avaliando a eficácia das tomografias médicas na medida dos ossos que receberiam implantes. Esse trabalho lhes rendeu vários prêmios, dentre os quais um, que foi em dinheiro, convertido na época pelo Dr. Silvio para comprar o primeiro software de gerenciamento de consultório que utilizou, ainda enquanto acadêmico. Apresentando o trabalho em Lins, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, conheceu muitas universidades, saindo direto da graduação para um curso de aperfeiçoamento profissional em Implantes dentários, já em fevereiro de 1996. Esse curso era ministrado na Associação Brasileira de Odontologia do Paraná, pelo prof. Geninho Thomé, que na época iniciava a indústria NEODENT, que é hoje uma das maiores empresas de implantes dentários utilizados no Brasil.
Já neste ano, iniciou suas atividades profissionais em Chapecó, montando um consultório privado e trabalhando no SESI, como dentista contratado e emprestado à empresa Sadia.
No anos de 1997 e 1998, fez seu curso de especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, na então Universidade Luterana do Brasil, com sede em Canoas e atuação em Porto Alegre. Passou pelo serviço de vários hospitais enquanto estudante, sendo o que mais lhe marcou, o Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre – HPS.
Como professor de odontologia, na UNOESC – Joaçaba, atuou por 08 anos, sendo chefe das disciplinas que lecionava e onde colheu vários frutos, tendo sido homenageado várias vezes pelas turmas de alunos com quem teve contato.
Em Chapecó, desde o início atuando de suas atividades, atua nos dois hospitais da cidade e sempre esteve envolvido com as atividades daclasse odontológica, passando por várias funções na Associação Brasileira de Odontologia de Chapecó, incluindo a presidência da entidade.
Em 2005 e 2006, foi selecionado junto à USP – SP e IPEN (Instituto de pesquisas Energéticas e Nucleares), para cursar o Mestrado Profissionalizante, focando a utilização da tecnologia Laser na Odontologia, onde desenvolveu um protocolo experimental para realizar cirurgias de enxerto ósseo apenas com o uso do laser de alta potência.
Em 2002 também, foi convidado e filiou-se ao Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, entidade à que pertence até hoje, juntamente com a IAOMS (International Association of Oral Maxillofacial Surgeons).
Em 2008, assumiu a função de Delegado do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, subseção de Chapecó e região.
Durante todos esses anos muitos foram os congressos e eventos que participou, tanto como espectador como também na função de palestrante.
Atualmente possui vínculos com algumas pós-graduações em Santa Catarina e outros estado da federação, como professor convidado, mas continua focado na sua atividade principal, que é a atuação privada, agora na clínica Arte & Face.