Curiosidades

Postado em 27 de Julho de 2015 às 17h02

Próteses sobre implantes dentários no mesmo dia

Muitos comerciais anunciam implantes com carga imediata, próteses no mesmo dia, enfim, uma variedade de atrativos com o intuito de angariar pacientes. Isso é possível? De acordo com a especialista em implantes e próteses dentárias, Iara Giovana Gallon, da Clínica Arte & Face de Chapecó, é sim. No entanto, critérios rígidos devem ser observados para reduzir a taxa de insucesso e melhorar a qualidade do trabalho executado.

Essa decisão não é do dentista ou algo que ele possa oferecer ao paciente. As condições do caso é que determinam a possibilidade do processo. Os implantes são cilindros metálicos que se prendem ao osso, inicialmente de uma forma mecânica como um parafuso. “Mais tarde, há o aumento da intimidade do osso com o cilindro, como que apertando-o microscopicamente de forma que seja muito difícil removê-lo, isso considerando um implante saudável”, explica a especialista.
Para que seja possível instalar um implante e imediatamente colocar a prótese, esse cilindro tem que ficar resistente a 45N de força para aparafusá-lo. Portanto, é necessário que o osso tenha quantidade e qualidade suficientes para receber o cilindro. O implante tem que ser criteriosamente selecionado e, na maioria das vezes, é necessário uma prótese provisória, que será trocada de quatro a seis meses mais tarde. “Esse teste de força é feito no momento da instalação do implante, após o seu posicionamento correto. O motor de instalação, se equipado com um torquimetro, pode fazer a medida, ou até mesmo podem ser usadas chaves manuais calibradas”, esclarece Iara. Quando um implante não atinge os 45N de torque, é preciso aguardar por no mínimo três e no máximo seis meses, dependendo da região, para que sua estabilidade se complete.

Outros critérios como idade do paciente, região onde será instalado o implante, fase em que se encontra o tratamento e critérios estéticos podem indicar ou contra-indicar a instalação de carga imediata. Essa decisão tem que ser tomada com muita responsabilidade, pesando os ganhos e os riscos. “Uma precipitação pode custar caro, perdendo-se até mesmo parte da qualidade”, avalia a especialista.

Para que a prótese sobre os implantes seja considerada tecnicamente imediata, ela deverá ser instalada até 48 horas após a cirurgia de colocação dos implantes. Isso só é possível com preparo prévio do caso, ensaios e seleção antecipada de componentes e materiais, além de um acordo com o laboratório que confeccionará parte do processo.

“O resultado normalmente é estável, os índices de problemas são pequenos e a satisfação do paciente é alta, por conta da rapidez e funcionalidade do tratamento”, observa.

Quando uma prótese imediata não pode ser instalada, poderão ser providenciados outros dispositivos estéticos, dando segurança ao paciente nessa fase de cicatrização.

Em áreas onde o osso é pobre em qualidade ou quantidade, o tempo do tratamento aumenta e muitas vezes são necessárias mais de uma intervenção, desde enxertos ósseos até manobras gengivais, visando a correta reabilitação com implantes, devolvendo o sorriso ao paciente.

Veja também

Implantes Odontológicos27/07/15 O que são implantes osseo integrados?   São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica......
Apneia do sono pode ser resultado de deficiência óssea da face27/07/15 A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença que atinge grande parcela da população. O que muitos não sabem é que ela pode estar relacionada com a deficiência óssea da maxila e da mandíbula. A......

Voltar para Curiosidades